Recent

Postagens mais visitadas

Navigation

Xand fala sobre o voo do Aviões sem Solange Almeida

No VNT do NOVO Jornal - 16/01/2017
Após 14 anos de carreira sólida, a banda Aviões do Forró se divide com a saída da vocalista Solange Almeida. Junto com ela saem o baterista Riquelme e mais cinco músicos enquanto o cantor Xand Avião deve refazer a banda Aviões do Forró praticamente do zero.

Xand Avião esteve em Natal para participar da gravação do DVD de seu amigo de infância, Giullian Monte, e recebeu o NOVO para falar sobre a nova formação da banda e os planos para 2017.

De acordo com o cantor, a carreira a solo era um projeto antigo de Solange Almeida e que no momento da separação os outros músicos ficaram livres para escolher com quem seguiriam. Apenas o tecladista e o saxofonista da formação atual escolheram permanecer compondo a banda de Xand.

A saída de Solange Almeida vinha sendo adiada nos últimos anos e deveria acontecer em agosto. A banda foi pega de surpresa com a antecipação do fim da dupla. O último show de Xand e Solange acontecerá dia 18 de fevereiro, no município Luis Correia, no Piauí.

Para os fãs potiguares, o último show da dupla no verão de Natal aconteceu na última sexta-feira durante, com a participação no Pirangi Summer. A última vez que Xand e Solange vão subir juntos a um palco no Rio Grande do Norte vai ser no carnaval de Caicó, onde os shows são tradição do período carnavalesco.

O cantor Xand, apelido de infância para José Alexandre Filho, nasceu na cidade potiguar de Apodi, no ano de 1982. Ele se diz emocionado por tocar no Rio Grande do Norte. Lembra que no início da carreira foi para Fortaleza (CE), onde ganhou notoriedade com a banda Aviões do Forró, a partir de 2002, e só teve a oportunidade de cantar em Natal quando já era conhecido nacionalmente.

“O veraneio de Natal é conhecido no Brasil inteiro. Eu sempre convido os meus amigos para assistir porque é um show fora do normal. Sempre ultrapassamos os nossos limites e o público aqui é diferente, mais animado. Aqui as pessoas se jogam mesmo”, ressalta o cantor.

E complementa dizendo que os últimos shows com a formação atual não devem ter tom de despedida. “Não queremos que o público entenda como uma despedida porque a banda continua do mesmo jeito”, reforça.  

Ainda de acordo com Xand, a saída de Solange Almeida aconteceu de forma pacífica e os dois mantém a amizade. Ele conta que era um projeto antigo da cantora e que ela, inclusive, o convidou para compor de uma nova banda, mas que ele decidiu manter os Aviões do Forró “em respeito aos 14 anos de historia”.


Novas fronteiras 

A banda Aviões do Forró é um dos grupos responsáveis por recriar o gênero típido do Nordeste e derrubar as fronteiras. O ritmo tido como exclusivamente regional, ganhou público em todo país. “Quando nós começamos as bandas que estavam fazendo sucesso eram Limão Com Mel, Magníficos e Calcinha Preta, que têm um estilo mais romântico. Nós introduzimos instrumentos, aumentamos a banda e apresentamos um ritmo mais dançante”, relembra.

Dentre as mudanças que a banda trouxe para o ritmo está a adoção de um ritmo percussivo mais intenso, com as famosas “quebras” de tempo e as viradas, sempre intercaladas com as interrupções feitas por Xand, que costuma fazer ao reverenciar o inefável “Riquelme na batera”.

De acordo com informações do Jornal Extra, a vocalista Solange Almeida ofereceu um aumento de 25% nos salários dos músicos para que eles acompanhassem a sua banda. O músico Xand, por sua vez, afirma que sempre trabalhou os arranjos e se responsabilizou pela estrutura musical da banda. 

“Não foi o Riquelme que trouxe isso para a banda. Nós pedimos para que ele seguisse este caminho. O aviões foi um caso pensado. Quando cheguei na banda em 2002 acompanhei o processo de criação musical. Quem vier para o Aviões deve se adequar a banda e não o contrário”, comenta. Por isso, o cantor acredita que pode reconstruir uma banda praticamente do zero e declara que o “avião vai virar um jato, vai voar ainda mais rápido” e ganhar um ritmo ainda mais dançante. “Vou poder fazer algumas coisas que eu sempre quis, mas que não tinha colocado no Aviões em respeito a Solange e ao estilo que ela canta. Agora eu vou poder inovar um pouco mais”, afirma o cantor.

Xand Avião explica que os músicos já foram contratados pela produção e que ele ainda não teve tempo de conhecê-los, mas pelo que escutou de algumas gravações, está satisfeito com as escolhas. Agora, após a saída de Solange ele deve passar um mês estudando com os músicos antes de começar a fazer shows.

Novos caminhos

O novo momento de Aviões do Forró já tem uma música, o single “Dez a zero”, que deve ser mantido em segredo até abril, quando começam os shows da nova formação da banda.

De acordo com Xand Avião, a carreira solo de Solange Almeida é um projeto pessoal antigo, que já havia sido adiado algumas vezes.
O projeto de Solange já tem música de trabalho definida “Duas e 23”, já lançada na internet. O primeiro DVD da cantora será gravado dia 08 de fevereiro, antes do último show com a banda.

O DVD vai se chamar “Sentimento de Mulher” e será gravado no Citibank Hall em São Paulo. A gravação terá participações especiais de Anitta, Ivete Sangalo, Xand Avião e mais dois artistas ainda não divulgados.

Operação For All

A banda Aviões do Forró está sob investigação da Polícia Federal acusada de omitir informações ou fornecer dados falsos na declaração do Imposto de Renda para sonegar impostos.As fraudes teriam sido cometidas pela empresa A3 entretenimento que administra a banda Aviões do Forró e outros grupos musicais e casas de show no Ceará.

Segundo dados da Polícia Federal, o montante sonegado pode chegar a R$ 500 milhões. De acordo com a assessoria da banda, o caso ainda está sendo investigado e ainda não existem provas. 
Share
Banner

VNT Online

Post A Comment:

0 comments:

OS COMENTÁRIOS POSTADOS AQUI SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR DO COMENTÁRIO.

PARA FAZER COMENTÁRIOS NO VNT:

Respeitar o outro, não conter insultos, agressões, ofensas e baixarias, caso contrário não serão aceitos.

Não usar nomes de terceiros para emitir opiniões, o uso indevido configura crime de falsidade ideológica.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.