Recent

Postagens mais visitadas

Navigation

Condenado por corrupção e peculato, ex-governador do RN é citado em delação da Lava Jato

No VNT do G1 RN - 12/05/2017
Fernando Freire, ex-governador do RN, está preso desde julho de 2015 (Foto: Marcelo Barroso/Tribuna do Norte)
O ex-governador do Rio Grande do Norte, Fernando Freire, foi citado em depoimentos da operação Lava Jato (veja matéria exibida pela Inter TV Cabugi). Nesta quinta-feira (11), o Supremo Tribunal Federal derrubou o sigilo das delações premiadas do casal de marqueteiros João Santana e Mônica Moura, investigados por receberem dinheiro de caixa dois de campanhas eleitorais. 

  O nome de Fernando Freire apareceu quando Mônica Moura deu detalhes sobre pagamentos ilícitos de serviços de publicidade e marketing contratados para a campanha do ex-governador, pelo PMDB, em 2002.

A marqueteira disse que recebeu parte dos pagamentos em Natal, e que Freire assinou uma nota promissória que nunca foi paga. Mônica também contou que tem, até os dias de hoje, documentos que comprovam esses encontros, além da referida nota promissória.

No primeiro volume do documento, no termo de colaboração número 18, há o registro da citação de Mônica à campanha de Fernando Freire ao governo do estado, em 2002. Na época, o político era apoiado pelo então ex-governador Garibaldi Alves Filho. Em outro trecho, há o registro de que o acerto do custo da campanha de Freire foi feito pelo ex-deputado Henrique Eduardo Alves e pago por fora.

No 4º volume dos documentos da delação, em um dos anexos, há a citação do recebimento de caixa dois em campanhas eleitorais. Entre as citadas está a de Fernando Freire.

A Inter TV Cabugi procurou o advogado do ex-governador Fernando Freire. Ele disse que desconhece completamente esse fato e que precisaria de mais informações.

Henrique

Citado na delação como o articulador do recebimento dos valores para a campanha de Fernando Freire em 2002, Henrique Alves negou qualquer negociação. Por telefone, ele esclareceu que Freire disputou a eleição pelo PPB, e não pelo PMDB, como disse Mônica Moura. E, apesar de o partido ter feito uma coligação na época com o PMDB, ele afirma não ter participado de nenhuma negociação para arrecadar dinheiro. Henrique lembra ainda que, em 2002, disputou uma vaga de deputado federal.

Garibaldi

Já o senador Garibaldi Alves, confirmou que indicou mesmo a Fernando Freire o casal de marqueteiros que foi responsável pela campanha vitoriosa dele ao governo do Rio Grande do Norte em 1998, mas ressaltou que “apenas indicou”. Garibaldi afirma que não fez nenhum contato com Mônica Moura ou João Santana para tratar da campanha de Fernando Freire em 2002. Naquele ano, Garibaldi deixou o cargo de governador do RN para disputar o Senado, e teve a campanha dele feita por outros publicitários.

Preso

Fernando Freire está preso há dois anos na capital potiguar. Ele foi condenado a seis anos de prisão por envolvimento no esquema fraudulento que ficou conhecido como 'Máfia dos Gafanhotos', e teve uma nova condenação, de 13 anos e 7 meses, pelo crime de peculato.
Share
Banner

VNT Online

Post A Comment:

0 comments:

OS COMENTÁRIOS POSTADOS AQUI SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR DO COMENTÁRIO.

PARA FAZER COMENTÁRIOS NO VNT:

Respeitar o outro, não conter insultos, agressões, ofensas e baixarias, caso contrário não serão aceitos.

Não usar nomes de terceiros para emitir opiniões, o uso indevido configura crime de falsidade ideológica.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.