RN tem 17 cidades em colapso de abastecimento por causa da seca; Santana do Matos entrou na lista

No VNT do G1 RN - 24 NOV 2017
Açude seco na saída de Santana do Matos, RN. Arquivo (25/02/2013) (Foto: Rafael Barbosa/G1)

O município de Santana do Matos, na região Central potiguar, entrou em situação de colapso no abastecimento de água nesta sexta-feira (24), segundo informou a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). O abastecimento está suspenso no município, que será atendido a partir de agora pelas defesas civis do estado e do município. Ao todo, 17 cidades potiguares estão nessa situação.

De acordo com a Caern, o motivo do colapso em Santana é o baixo volume do Açude da Pedra, de onde é captada a água que chega aos moradores do município. O "faturamento" da cidade - a cobrança pelo abastecimento - será suspenso enquanto perdurar a situação.

Além das cidades em colapso, o estado tem 76 municípios em escala de rodízio da água. A última a entrar na lista de colapso tinha sido Jardim do Seridó, na região Seridó potiguar, no dia 31 de outubro passado. A cidade de 12.500 habitantes teve o sistema de abastecimento desligado, por não ser mais viável captar água no Açude Zangarelhos, sistema alternativo que vinha abastecendo a cidade.
Antes, Jardim do Seridó recebia água da barragem Passagem das Traíras, que secou.
Os municípios em colapso

Na região Oeste: Almino Afonso, Francisco Dantas, João Dias, José da Penha, Luiz Gomes, Marcelino Vieira, Paraná, Pilões, Rafael Fernandes, São Miguel e Tenente Ananias.

Seridó: Acari, Bodó, Cruzeta, Currais Novos e Jardim do Seridó

Central: Santana do Matos.
Share on Google Plus

About VNT Online

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.