Recent

Postagens mais visitadas

Navigation

Bonecos são confeccionados em oficina de mamulengo pelo projeto 'Casa das Palavras' em Várzea, RN

Do VNT - 21 Abril 2018
Foro: Casa das Palavras

VNT - Varzeanos capricharam no visual de cada um dos bonecos confeccionados em oficina e deram seu toque pessoal. As aulas da oficina de mamulengo é uma ação do projeto 'Casa das Palabres' que veio a até cidade de Várzea, região Agreste do Rio Grande. 

O projeto  Casa das Palavras  trouxe à Várzea  entretenimento, com  oficinas e apresentações culturais que que foram realizadas na cidade nos dias 19 e 20 de abril. Na sexta-feira (20) às 19h teve uma noite cultural na praça São Pedro Apóstolo. 

A Casa das Palavras tem o patrocínio da Cosern, da NET, Claro e do Governo do RN, através da Lei Câmara Cascudo, em Várzea teve o apoio da Prefeitura Municipal de Várzea através da Secretaria Municipal de Educação (Semed). .

O mamulengo
Faz parte da cultura popular nordestina, sendo praticada desde a época colonial. Retrata situações cotidianas do povo que a pratica, geralmente situações cômicas e sátiras. A origem do nome é controversa, mas acredita-se que ela se originou de mão molenga - mão mole, ideal para dar movimentos vivos ao fantoche. Um ou mais manipuladores dão voz e movimento aos bonecos.

O projeto Casa das Palavras
Luz, Cultura, Movimento - percorre os municípios das diferentes regiões do Rio Grande do Norte instalando pequenas bibliotecas e promovendo uma série de atividades culturais, cujo objetivo é o de disseminar a importância dos livros e da leitura para a conquista da cidadania.

Engaje-se ao projeto das minibibliotecas livres, que começam a se espalhar pelo RN. As pequenas bibliotecas têm formato de casinhas coloridas de madeiras, onde qualquer pessoa pode deixar e pegar um livro, um gibi ou um cordel.

Veja fotos: 

Share
Banner

VNT Online

Post A Comment: