Recent

Postagens mais visitadas

Navigation

Educação Escolar Indígena é pauta de audiência pública em Goianinha, RN

No VNT da Assecom PMG - 22 JUN 2018

Na manhã da terça-feira (19), por proposição do vereador presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Odilon Barbalho, aconteceu Audiência Pública, que teve como objetivo discutir, através de amplo debate, a Educação Escolar Indígena em Goianinha. Atualmente, o município dispõe de uma escola autodeclarada indígena, a Alfredo Lima, localizada na comunidade do Catú, que luta por reconhecimento junto ao Ministério da Educação.

Embora ainda não seja reconhecida, a escola conta com a aplicação do currículo diferenciado, que desenvolve a Educação Escolar Indígena para mais de 130 "curumins", criança na língua Tupi, uma das disciplinas trabalhadas na escola. Desta forma, a cultura indígena é vivenciada dia a dia, através da interação professor/aluno, sistematizando o fazer milenar do povo Potiguara com a ação pedagógica da escola. Acredita-se que até o final deste ano a instituição seja reconhecida.

Estiveram presentes, além dos vereadores, o Prefeito Berg Lisboa, a secretária de Educação, Helaine Lisboa, representantes da Secretaria do Estado da Educação e da Cultura (SEEC), Funai (Fundação do índio) do povo Potiguara, remanescente da comunidade Catú.


Share
Banner

VNT Online

Post A Comment:

0 comments:

OS COMENTÁRIOS POSTADOS AQUI SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR DO COMENTÁRIO.

PARA FAZER COMENTÁRIOS NO VNT:

Respeitar o outro, não conter insultos, agressões, ofensas e baixarias, caso contrário não serão aceitos.

Não usar nomes de terceiros para emitir opiniões, o uso indevido configura crime de falsidade ideológica.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.