Recent

Postagens mais visitadas

Navigation

Celebrações aos Santos Mártires do Cunhaú começam neste domingo (7) em Canguaretama, RN

No VNT do G1 RN - 06 JUL 2019
Celebrações aos Santos Mártires de Cunhaú, em Canguaretama, RN, começam neste domingo (6) — Foto: Canindé Soares

Começam neste domingo (7), as celebração dos Santos Mártires do Cunhaú, em Canguaretama, distante cerca de 80 quilômetros de Natal. As festividades seguem até o dia 16 de julho com programações diárias. Milhares de fiéis são aguardados na cidade, de acordo com prefeitura do município.

Comandada pela Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, a celebração dos Santos Mártires do Cunhaú é uma espécie de tradição no roteiro religioso do Rio Grande do Norte. A Missa por Cura, Benção das Velas e Envio dos Oratórios abre a programação no próximo domingo (7), às 10h, no Santuário Chama do Amor.

Nos dias 13 e 14, acontecem o MartFest e o MartBike, respectivamente. Nos dois eventos, os fiéis ganham as ruas de Canguaretama, a pé e de bicicleta, demonstrando fé nos Santos Mártires e louvando. As novenas serão diárias, entre os dias 7 e 15, também no Santuário Chama do Amor.

Outro momento está marcado para o dia 16 de julho, data oficial da celebração dos santos locais. A programação contará com alvorada festiva, acolhida, missa, show religioso, uma dramatização do morticínio e Missa Solene com Dom Jaime Vieira Rocha, Arcebispo Metropolitano de Natal.
Quadro mostra massacre em Cunhaú, no Rio Grande do Norte. Os mortos identificados foram declarados santos | Imagem pintada por Padre Eladio — Foto: BBC/Divulgação
Quadro mostra massacre em Cunhaú, no Rio Grande do Norte. Os mortos identificados foram declarados santos | Imagem pintada por Padre Eladio — Foto: BBC/DivulgaçãoSantos brasileiros
Desde 2017, o número de santos brasileiros saltou de 6 para 36 no Vaticano. Em cerimônia comandada pelo Papa Francisco, os 30 mártires de Cunhaú e Uruaçu foram declarados santos na canonização que foi acompanhada por aproximadamente 50 mil pessoas, que lotaram a Praça de São Pedro.

O movimento de turismo religioso foi iniciado desde a beatificação dos mártires de Cunhaú e Uruaçu, que aconteceu na Praça de São Pedro, no Vaticano, no dia 5 de março de 2000.
Share
Banner

VNT Online

Post A Comment:

0 comments:

OS COMENTÁRIOS POSTADOS AQUI SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR DO COMENTÁRIO.

PARA FAZER COMENTÁRIOS NO VNT:

Respeitar o outro, não conter insultos, agressões, ofensas e baixarias, caso contrário não serão aceitos.

Não usar nomes de terceiros para emitir opiniões, o uso indevido configura crime de falsidade ideológica.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.