Recent

Postagens mais visitadas

Navigation

Toffoli suspende apreensão de livros LGBT na Bienal do Rio

No VNT da VEJA - 08 SET 2019
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, cassou neste domingo (8) a liminar do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro que permitia a apreensão de livros na Bienal do Rio de Janeiro.  A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, havia feito o pedido para que a decisão fosse suspensa. 

Trata-se de um novo episódio da controvérsia iniciada na quinta-feira, quando o prefeito do Rio, Marcelo Crivella, solicitou que uma revista em quadrinhos dos Vingadores, que ilustra um beijo entre dois heróis homens, fosse censurada no evento.

O requerimento foi publicado neste domingo (8) – último dia da feira – e contraria uma medida assinada no sábado (7) pelo presidente do TJ, desembargador Claudio Mello Tavares, que cassou liminar expedida anteriormente pelo juiz Heleno Ribeiro Pereira Nunes e permitiu a apreensão de obras com esta temática, conforme defendido pelo prefeito do Rio, Marcelo Crivella.

No sábado (7), uma equipe da prefeitura foi ao local para cumprir a ordem. Mas, depois de uma reunião com os organizadores do evento, a equipe ingressou no pavilhão da bienal sem coletes de identificação para evitar tumulto. A decisão de apreender as obras motivou um protesto dentro do Riocentro, contra a censura aos livros.
Share
Banner

VNT Online

Post A Comment:

0 comments:

OS COMENTÁRIOS POSTADOS AQUI SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR DO COMENTÁRIO.

PARA FAZER COMENTÁRIOS NO VNT:

Respeitar o outro, não conter insultos, agressões, ofensas e baixarias, caso contrário não serão aceitos.

Não usar nomes de terceiros para emitir opiniões, o uso indevido configura crime de falsidade ideológica.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.