Recent

Postagens mais visitadas

Navigation

Alberto Fernández vence Mauricio Macri e é eleito presidente da Argentina no 1º turno

No VNT do G1 RN - 28 OUT 2019
Alberto Fernández cumprimenta apoiadores em comício após se eleger presidente da Argentina neste domingo (27) — Foto: Agustin Marcarian/Reuters

Alberto Fernández foi eleito novo presidente da Argentina nas eleições deste domingo (27). Com a ex-presidente Cristina Kirchner como vice na chapa, ele derrotou o atual mandatário, Mauricio Macri – resultado previsto ainda nas prévias eleitorais de agosto.

Fernández discursou a apoiador e aceitou o convite de Macri para o diálogo. "A única coisa que me preocupa é que os argentinos deixem de sofrer. Nosso compromisso é com cada um dos argentinos e argentinas", disse.

"Obrigado por construir uma Argentina mais igualitária, que cuide da saúde e da educação pública, que privilegie os que trabalham. Obrigado também aos que não votaram em nós por participarem desta jornada."

Com 97,4% das urnas apuradas, Fernández tinha 48,02% dos votos. Macri, 40,46%. O resultado garantia a vitória para o kirchnerista porque, na Argentina, o candidato vence no primeiro turno se obtiver mais do que 45% dos votos.

O presidente eleito ainda homenageou o ex-presidente Néstor Kirchner, morto em 2010 e que governou o país entre 2003 e 2007.

"Obrigado, Néstor, onde você esteja. Porque você semeou tudo isso que estamos vivendo."

Cristina Kirchner também comemorou a vitória. "Hoje Alberto é presidente de todos os argentinos e tem uma imensa tarefa e responsabilidade pela frente, uma tarefa ciclópica, que exigirá esforços inimagináveis, um país arrasado, muito além do marketing, uma tarefa muito difícil que exigirá a ajuda de todos argentinos, quem votou e quem também não votou ", afirmou.

Em discurso a apoiadores, Macri concedeu a derrota às 22h23 (horário de Brasília) e convidou Fernández para um diálogo durante café da manhã na Casa Rosada nesta segunda-feira.

"Quero parabenizar o presidente eleito, Alberto Fernández", afirmou. "Os argentinos aprenderam muito nesses quatro anos. O que virá também será um aprendizado", acrescentou.

Enquanto Fernández, Kirchner e Macri discursavam, a diretoria do Banco Central argentino se reunia para discutir medidas para conter a subida do dólar frente à moeda local. Em seguida, anunciou que pessoas físicas terão, a partir desta segunda-feira (29), um limite de US$ 200 de compra de moeda americana por mês.

Fernández nunca concorreu a um cargo majoritário. Ele é um dirigente peronista, a principal corrente política do país e foi escolhido pela ex-presidente Cristina Kirchner para liderar a chapa –ela será sua vice se o resultado das projeções se confirmar.
Cristina Kirchner e Alberto Fernández chegam para comemorar vitória no primeiro turno das eleições da Argentina — Foto: Agustin Marcarian/Reuters
Cristina Kirchner e Alberto Fernández chegam para comemorar vitória no primeiro turno das eleições da Argentina — Foto: Agustin Marcarian/Reuters
Share
Banner

VNT Online

Post A Comment:

0 comments:

OS COMENTÁRIOS POSTADOS AQUI SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR DO COMENTÁRIO.

PARA FAZER COMENTÁRIOS NO VNT:

Respeitar o outro, não conter insultos, agressões, ofensas e baixarias, caso contrário não serão aceitos.

Não usar nomes de terceiros para emitir opiniões, o uso indevido configura crime de falsidade ideológica.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.