Recent

Postagens mais visitadas

Navigation

Pesquisadores capturam tartarugas marinhas após nascimento para evitar contato com manchas de óleo em Natal

No VNT do G1 RN - 25 OUT 2019
Filhotes de tartarugas deverão ser soltos em São Miguel do Gostoso, no RN — Foto: Reprodução

Filhotes de tartaruga da espécie oliva foram capturados de forma preventiva logo após a eclosão dos ovos na praia da Redinha, na Zona Norte de Natal. Os 26 animais foram encontrados por crianças que pensaram que eles estavam oleados e acionaram o Projeto Cetáceos da Costa Branca, da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, que atende animais afetados pelo problema no litoral potiguar.

A equipe constatou que os filhotes estavam limpos, mas resolveu fazer a captura para evitar que eles fossem atingidos pelas manchas de óleo que aparecem desde o final de agosto no litoral nordestino. O caso aconteceu na noite da última terça-feira (22). A praia da Redinha, onde as tartarugas nasceram, foi uma das afetadas pelo óleo no estado.

O que se sabe até agora sobre as manchas de óleo no Nordeste
Por enquanto, as tartaruguinhas aguardam soltura na base estabilização do Projeto Cetáceos da Costa Branca, da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, em Natal. Porém, de acordo com o coordenador do projeto, o professor Flávio Lima, os profissionais não querem demorar a liberar os animais na natureza, para que eles possam se desenvolver.

"Foi uma captura preventiva. Tivemos uma reunião do gabinete unificado de crise e estamos montando uma estratégia para a soltura, possivelmente em São Miguel do Gostoso, que é uma área que não foi afetada pelo óleo", afirmou.

Ainda segundo o professor, as tartarugas-oliva e as tartarugas-de-pente são as espécies que desovam no Rio Grande do Norte - normalmente no período de setembro a maio. Como os ovos levam cerca de dois meses para eclodir, ele acredita que os filhotes são de um animal um pouco mais "apressado", que teria chegado à praia em agosto.

Animais oleados
Em todo o litoral nordestino, há registros de pelo menos 41 animais encontrados oleados, mortos ou vivos, de acordo com dados do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Os casos são registrados desde o início de setembro.

As tartarugas marinhas foram os animais mais afetados até agora. Ao todo, 31. Entre 11 de setembro e 1º de outubro o estado teve registro de oito tartarugas oleadas, sendo quatro vivas e quatro mortas. Um vídeo mostra o trabalho de descontaminação de um desses animais.

O último caso de animal oleado no estado foi de uma ave, encontrada viva, mas com cerca de 25% do corpo coberto pela substância, em Porto do Mangue.

Manchas
As manchas de petróleo em praias do Nordeste já atingiram 225 localidades em 80 municípios de 9 estados desde o final de agosto. Os estados em que elas apareceram são Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

A substância é a mesma em todos os locais: petróleo cru. O fenômeno tem afetado a vida de animais marinhos e causado impactos nas cidades litorâneas, afetando reservas, turismo e comunidades pesqueiras. A origem da substância poluente está sob investigação.
Share
Banner

VNT Online

Post A Comment:

0 comments:

OS COMENTÁRIOS POSTADOS AQUI SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR DO COMENTÁRIO.

PARA FAZER COMENTÁRIOS NO VNT:

Respeitar o outro, não conter insultos, agressões, ofensas e baixarias, caso contrário não serão aceitos.

Não usar nomes de terceiros para emitir opiniões, o uso indevido configura crime de falsidade ideológica.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.