Recent

Postagens mais visitadas

Navigation

RN passa a integrar programa federal de combate ao crime organizado em fronteiras e divisas

Do G1RN - 14 JAN 2021
Reunião sobre programa de combate ao crime organizado em fronteiras e divisas no RN — Foto: Governo do RN/Divulgação


As forças de segurança pública do Rio Grande do Norte e do Ceará foram incluídas no Programa Vigia – responsável por integrar o policiamento federal e estadual no combate a crimes nas regiões de fronteira e divisas do país. O assunto foi tema de reunião realizada na manhã desta quinta-feira (14), em Natal.

No encontro realizado durante a manhã na Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), o Ministério da Justiça apresentou os mecanismos de trabalho para a inclusão dos dois estados nordestinos no programa. No Ceará, a apresentação aconteceu na terça-feira (12).

O início das ações do programa nos dois estados ainda será oficializado, segundo o governo do estado. Segundo o governo, o programa V.I.G.I.A. (Vigilância, Integração, Governança, Interoperabilidade e Autonomia) é coordenado pela Secretaria de Operações Integradas (Seopi) do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

O programa se baseia em metodologias de gestão, utilizando a integração entre equipes especializadas, com padronização de técnicas, táticas e procedimentos, além das possibilidades de investimento em capacitações e equipamentos e formulação de estratégias operacionais.

Em 2020, o Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras e Divisas gerou R$ 2 bilhões de prejuízo aos criminosos, segundo o ministro André Mendonça.

No RN e no Ceará – até então os únicos do Nordeste onde o programa será implantado – a missão do Programa V.I.G.I.A. será aumentar as fiscalizações e a repressão ao crime organizado, como o tráfico de drogas, além de combater ações do contrabando e o fluxo de armas e munições, principalmente na divisa entre os dois estados. A intenção da instalação do programa é também coibir possíveis ocorrências de crimes por meio de rotas marítimas.

Além dos 11 estados que fazem fronteira com outros países (Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima e Santa Catarina), o V.I.G.I.A. também já foi implementado nos estados do Tocantins e Goiás.

Share
Banner

VNT Online

Post A Comment:

0 comments:

OS COMENTÁRIOS POSTADOS AQUI SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR DO COMENTÁRIO.

PARA FAZER COMENTÁRIOS NO VNT:

Respeitar o outro, não conter insultos, agressões, ofensas e baixarias, caso contrário não serão aceitos.

Não usar nomes de terceiros para emitir opiniões, o uso indevido configura crime de falsidade ideológica.