Recent

Postagens mais visitadas

Navigation

Decreto suspende toque de recolher, flexibiliza medidas contra Covid e define retomada de atividades religiosas no RN; veja

Do G1 RN - 08 JUL 2021
Missa na Igreja dedicada a Nossa Senhora da Apresentação, em Natal (Arquivo) — Foto: Geraldo Jerônimo/Inter TV Cabugi

O governo do Rio Grande do Norte publicou nesta quarta-feira (7) um novo decreto com flexibilização das medidas de prevenção à Covid-19. As novas medidas valem até 4 de agosto, segundo a publicação.

Entre as principais mudanças, está a suspensão do toque de recolher no estado, anunciada pela governadora Fátima Bezerra (PT) ainda na terça (6).

O toque de recolher estava em vigor desde 27 de fevereiro de 2021 no Rio Grande do Norte, com mudanças pontuais de horários, dias e regiões do estado.

Veja abaixo as principais medidas do novo decreto:

O toque de recolher não é mais mencionado e, com o fim da validade do decreto anterior, deixa de existir.

O uso de máscara continua obrigatório em espaços públicos e no transporte coletivo.

As atividades socioeconômicas consideradas não essenciais ficam autorizadas a funcionar todo o dia, entre 5h e 0h.

Food parks, restaurantes, bares e lojas de conveniência têm 1 hora a mais de tolerância para encerrar atividades presenciais. A capacidade é limitada a 50%.

Shopping center, galerias, comércio, serviços e atividades de turismo podem funcionar com capacidade de 50% ou 1 pessoa para cada 5m².

Competições, treinamentos esportivos, práticas desportivas estão autorizadas, desde que seguindo protocolo do setor. A presença de público segue proibida.

O decreto manteve o cronograma de retomada do setor de eventos. Na última fase, em 17 de setembro, eventos de massa poderão ocorrer com até 100% de público.

Igrejas e outros espaços religiosos podem funcionar, seguindo uma reabertura gradual:

- a partir de 23 de julho de 2021, ocupação máxima de 60%

- a partir de 06 de agosto de 2021, observada a ocupação máxima de 80%

- a partir de 20 de agosto de 2021, permitida a ocupação de 100%

Transporte de passageiros em pé segue proibido nos ônibus intermunicipais.

Para autorizar a retomada das atividades, o governo apontou que levou em consideração a redução da taxa de ocupação dos leitos de UTI na rede pública, que chegou ao menor patamar do ano na última segunda (5).

No caso, dos espaços religiosos, o decreto ainda aponta que o funcionamento das atividades e o avanço das fases ficam restritos aos municípios cujo indicador composto publicado semanalmente pela Secretaria de Saúde encontre-se classificado nas cores verde claro, verde escuro e amarela (Níveis 1 a 3).

O governo ainda recomendou uma série de medidas aos municípios, como disciplinar acessos do público às praias, lagoas, cachoeiras, açudes e rios, determinar a diferenciação de horários de funcionamento para cada setor de atividade econômica e proibição o transporte de passageiros em pé nos transportes públicos municipais. Outra medida recomendada é a reorganização de feiras livres, para garantir distanciamento.

Veja o decreto completo aqui.

Share
Banner

VNT Online

Post A Comment:

0 comments:

OS COMENTÁRIOS POSTADOS AQUI SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR DO COMENTÁRIO.

PARA FAZER COMENTÁRIOS NO VNT:

Respeitar o outro, não conter insultos, agressões, ofensas e baixarias, caso contrário não serão aceitos.

Não usar nomes de terceiros para emitir opiniões, o uso indevido configura crime de falsidade ideológica.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.