Recent

Postagens mais visitadas

Navigation

Chega a 33 número de cidades do RN com rodízio no abastecimento d'água

No VNT do G1 RN  - 07/07/2015
Moradores de Carnaúba dos Dantas precisam recorrer ao chafariz público da cidade para conseguir água (Foto: Anderson Barbosa/G1)

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) ampliou o número de cidades abastecidas em sistema de rodízio. Com a inclusão de 13 cidades, sobe para 33 o número de municípios que estão sendo abastecidos de forma alternada. Além das cidades em rodízio, nove municípios estão em colapso total de abastecimento, recebendo água apenas por meio de caminhões-pipa.


Segundo a assessoria de comunicação da Caern, as cidades que estão em colapso são: Antônio Martins, João Dias, Luís Gomes, Paraná, Pilões, Riacho de Santana, São Miguel e Tenente Ananias, na região Oeste, e  Carnaúba dos Dantas, no Seridó potiguar.

A Caern é responsável pelo abastecimento de 153 das 167 cidades do Rio Grande do Norte. Os 14 municípios que não fazem parte da rede da companhia são abastecidos nos chamados Sistemas Autônomos de Abastecimento. As cidades nessa situação são Alexandria, Barra de Maxaranguape, Brejinho, Ceará Mirim, Extremoz, Galinhos, Itajá, Major Sales, Rio do Fogo, Santa Cruz, São Gonçalo do Amarante, São Miguel do Gostoso, Serra Negra do Norte e Touros.

De acordo com a Empresa de Pesquisa Agropecuária (Emparn) o Rio Grande do Norte enfrenta a pior seca dos últimos 100 anos. O sistema de rodízio foi adotado pela companhia para economizar a água nos mananciais e prolongar o tempo de distribuição. Em maio, a Agência Nacional de Águas (ANA) chegou a autorizar a abertura das comportas da barragem de coremas, na Paraíba, para abastecer a cidade de Caicó, na região do Seridó do RN.

Para lidar com a crise no abastecimento, o governo do estado instituiu um gabinete de gestão integrada de recursos hídricos para garantir a continuidade do abastecimento nas áreas mais afetadas pela estiagem. Na primeira reunião do comitê realizada no dia 18 de junho o secretário estadual de Recursos Hídricos afirmou que a prioridade no momento é garantir o abastecimento humano. “Infelizmente alguns sistemas de irrigação já foram restritos só para a noite, mas é porque nesse momento nossa prioridade é o consumo humano".
Share
Banner

VNT Online

Post A Comment:

0 comments:

OS COMENTÁRIOS POSTADOS AQUI SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR DO COMENTÁRIO.

PARA FAZER COMENTÁRIOS NO VNT:

Respeitar o outro, não conter insultos, agressões, ofensas e baixarias, caso contrário não serão aceitos.

Não usar nomes de terceiros para emitir opiniões, o uso indevido configura crime de falsidade ideológica.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.