Recent

Postagens mais visitadas

Navigation

Goianinha, RN recebe 540 novas ligações de esgotos e aumenta cobertura da cidade

No VNT do DeFato - 25/01/2017
Resultado de imagem para CAERN ligações de esgotos Goianinha RN
O avanço nas obras de esgotamento sanitário não acontece apenas na capital. A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) já executou 53% das 1.018 ligações programadas para a cidade de Goianinha na região Agreste do Estado, com investimento de aproximadamente R$ 1,14 milhão.

Os bairros Novo Horizonte II e parte do Novo Horizonte I já estão com 540 ligações prontas para receber os esgotos dessas famílias. A previsão é, até o início do segundo semestre, concluir as ligações do bairro Nova Batalha e o complemento do Novo Horizonte I. A cidade que estava com a coleta de 15% passa para 25%, chegando a 35% de esgotamento ao final da obra.

De acordo com Gerente de Obras do Litoral, Fellipe Melo, as ligações de esgoto de Goianinha são predominantemente condominial, isto é, os esgotos são coletados nos quintais dos imóveis onde foi implantada tubulação e caixa coletora. Esses dutos são interligados com os vizinhos até o final da rua onde existe a caixa para interligar na rede pública da companhia. O tipo de esgoto Condominial tem tarifa reduzida com percentual de 35% calculado sobre o valor do consumo de água, enquanto o Convencional é 70% do consumo total de água.

CUIDADOS

Todo sistema esgotamento exige cuidados dos usuários no sentido de manter as instalações sanitárias de forma adequada, seguindo as instruções transmitidas pelas equipes técnicas da Caern. Entre essas orientações constam a não colocação de objetos que possam obstruir as canalizações através do vaso sanitário como fralda descartável, absorventes, ou quaisquer outros produtos que não sejam fezes e urina. Da mesma forma as pias e lavanderias devem ser usada para os fins específicos, evitando sempre a mistura dos resíduos sólidos (lixo) com esgotos.

Esses cuidados devem ser seguidos por todos os usuários para evitar obstruções a tubulação compartilhada. As caixas instaladas pela Caern devem permanecer fechadas e jamais liberadas para entrada de lixo, areia e água de chuva nesses pontos, porque obstrui as tubulações, podendo causar transtorno para o próprio usuário, como para a vizinhança. Outras informações podem ser obtidas nos escritórios da companhia.
Share
Banner

VNT Online

Post A Comment:

0 comments:

OS COMENTÁRIOS POSTADOS AQUI SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO AUTOR DO COMENTÁRIO.

PARA FAZER COMENTÁRIOS NO VNT:

Respeitar o outro, não conter insultos, agressões, ofensas e baixarias, caso contrário não serão aceitos.

Não usar nomes de terceiros para emitir opiniões, o uso indevido configura crime de falsidade ideológica.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.